Intranet
” Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para uma determinada causa e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. Esse conjunto de ações de interesse social e comunitário é feito por livre escolhe. Por um impulso solidário, o voluntário dedica parte do seu tempo, espontaneamente e sem remuneração, a uma atividade que possa ajudar alguém, seja no trabalho, na vida familiar, na vida social. Ele acredita que a contribuição individual é essencial para mudar uma realidade e assim está disposto a oferecer conhecimento, experiência e tempo a uma causa que irá beneficiar um determinado público.
É graças a esse tipo de trabalho que muitas ações da sociedade organizada têm alcançado metas onde o investimento governamental muitas vezes não tem conseguido atingir , seja na educação, saúde, lazer, ou em ações que promovam a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.
Vale lembrar que o trabalho voluntário deve ser assumido com responsabilidade e comprometimento. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto.
O voluntário deve escutar e compreender; falar e debater; fazer e transformar. Agir conforme os princípios da causa que defende. Em todas essas ações, a ética vem em primeiro lugar.
Seja qual for a sua profissão e seu grau de escolaridade, sempre haverá uma pessoa, um grupo ou algum projeto que poderá se beneficiar de seu conhecimento e de suas habilidades pessoais.
Seja um voluntário do Aconchego. Dedique parte de seu tempo fazendo algo de que você gosta e que beneficie alguém! A sensação de estar proporcionando algo de bom para o próximo é surpreendente. É algo que beneficia outras pessoas e também quem faz.”. Aconchegodf
© institutolucimar.org.br 2020